Pages

Subscribe:

Labels

Total de visualizações de página

selinho recebido da amiga ramana

selinho recebido da amiga ramana
indicaçao;artesereceitas.blogspot.com

CALENDARIO

tradutor

HORA

link-me


topo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador 02

botao

Gostou? Compartilhe !!!

Quem sou eu

Minha foto
este blog serve como fonte de apreciaçao para quem gosta de flores e jardins nao tendo fins lucrativos por tanto as fotos sao por direito minhas e as outras informaçoes aqui expressadas sao por direito de seus autores e todos os direitos autorais tambem e assim colocarei o site de onde encontrei as informaçoes e os direitos aos seus donos de direitoe assim nao causar danos a ninguem e nao assinar postagens que nao sao minhas de verdade tendo assim os direitos furtados de seus verdadeiros donos e assim estejam esclarecidos...O JARDINEIRO....

Seguidores

Pesquisar este blog

cantinho do jardim

quinta-feira, 28 de abril de 2011

RECEITAS PARA CONTROLE DE PRAGAS

Solução Adesiva:

  • 100 gramas de sabão de côco (1/2 barra)
  • 2,5 litros de água
Pique o sabão de côco em pedaços pequenos e coloque em uma panela juntamente com a água. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que o sabão esteja completamente dissolvido. Espere esfriar e guarde em recipiente fechado. Esta solução por si só não é capaz de controlar os problemas, ela tem a função de diluir, espalhar e fixar os remédios sobre as plantas. Use-a misturando bem com outras fórmulas, momentos antes das pulverizações.
Fumo, tabaco
O fumo possui propriedades inseticidas
Foto:
Karoly Lorentey

Calda de Fumo:

Pique o fumo em pedaços bem miúdos e coloque em uma panela juntamente com a água. Ferva esta mistura por 25 minutos, acrescente a Solução Adesiva, mexa bem, tampe a panela e espere esfriar. Coe e pulverize sobre as plantas no mesmo dia, pois o princípio ativo é muito volátil. Utilize luvas e máscara ao trabalhar com o fumo, pois ele é tóxico. Se preferir, há produtos disponíveis já prontos, práticos e igualmente eficientes como o Fumo Líquido. Ao aplicar sobre frutas e verduras, respeite um período de 10 dias de carência antes da colheita e lave-os muito bem antes de consumir. Indicada contra insetos e ácaros, como cochonilhas, pulgões, lagartas, etc.

Calda Bordalesa:

  • 30 gramas de sulfato de cobre (3 colheres de sopa)
  • 30 gramas de cal virgem (3 colheres de sopa)
  • 5 litros de água
  • 1 balde de plástico
  • 1 panela
  • 1 pano de algodão
  • 1 arame
Pulverize bem o sulfato de cobre e coloque o no pano, como um sachê. Amarre bem o pano com o arame e pendure o sachê dentro do balde de plástico com 8 litros de água, de forma que ele não toque o fundo do recipiente, reserve. Faça o leite de cal, colocando cal virgem na panela e acrescentando lentamente 2 litros de água, mexendo até a completa dissolução. Esta mistura esquenta muito e pode queimar. Aguarde 24 horas para misturar as soluções. No lugar da cal virgem você poderá utilizar a cal hidratada para fazer o leite de cal, por ser mais prática e menos perigosa.
Verifique o pH da calda, mergulhando uma lâmina de ferro na solução. Se ela enferrujar na superfície em poucos minutos a solução está muito ácida e devemos acrescentar mais leite de cal. Teste a calda até que o pH esteja neutro e ela não enferruje mais a lâmina. Aplique a calda bordalesa no mesmo dia, sem diluir.
Para quem tem dificuldade em encontrar sulfato de cobre em agropecuárias ou lojas de produtos quimícios, principalmente em pequenas quantidades, já encontra o sulfato de cobre em quantidade ideal para preparar a calda. É o produto Cupro da Dimy, disponível nas boas casas do ramo. Apesar de a embalagem recomendar o uso do produto puro, diluído, ele também deve ser neutralizado com cal, para não provocar fitotoxicidade nas plantas.
Utilize sempre equipamentos de proteção individual ao fazer e aplicar as caldas descritas. Não aplique em dias chuvosos, nem sob sol muito quente. Evite aplicar os produtos durante as florações, pois eles podem prejudicar seriamente a frutificação.
Você encontra os ingredientes da calda bordalesa e da calda de fumo em lojas de jardinagem, ferragens e agropecuárias. Estas são as receitas clássicas, utilizadas na agricultura orgânica, no entanto existem ainda muitas receitas alternativas e naturais para o controle de pragas e doenças, mas estas ficam para o próximo artigo!FONTE;JARDINEIRO.NET

0 comentários: