Pages

Subscribe:

Labels

Total de visualizações de página

selinho recebido da amiga ramana

selinho recebido da amiga ramana
indicaçao;artesereceitas.blogspot.com

CALENDARIO

tradutor

HORA

link-me


topo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador 02

botao

Gostou? Compartilhe !!!

Quem sou eu

Minha foto
este blog serve como fonte de apreciaçao para quem gosta de flores e jardins nao tendo fins lucrativos por tanto as fotos sao por direito minhas e as outras informaçoes aqui expressadas sao por direito de seus autores e todos os direitos autorais tambem e assim colocarei o site de onde encontrei as informaçoes e os direitos aos seus donos de direitoe assim nao causar danos a ninguem e nao assinar postagens que nao sao minhas de verdade tendo assim os direitos furtados de seus verdadeiros donos e assim estejam esclarecidos...O JARDINEIRO....

Seguidores

Pesquisar este blog

cantinho do jardim

sexta-feira, 29 de abril de 2011

FOGAO A LENHA

Manual de Montagem de Fogão à Lenha

Fonte: Artmill


1 - As medidas e modelo a seguir referen-se ao fogão a lenha padrão, com forno e chapa de 3 bocas com redução tamanho 28 X 31 X 70. Tais medidas levam em conta o tijolo padrão, tamanho 5,5 X 10 X 23 cm e junta de cimento de 1,5 cm.
2 - A área a ser instalado o fogão deve ser plana e coberta, lembrando-se que o duto de saída de fumaça deve ultrapassar o telhado, sendo assim pouco recomendáveis áreas com o pé direito muito alto.



3 - Os tijolos devem ser dispostos e assentados como na ilustração acima, intercalando -se até a 9ª fiada, caso queira o fogão com porta lenha ( abertura na parte frontal ), deve-se construir uma parede central conforme marcação acima, até a 6ª fiada, usa-se então duas barras de ferro 3/8 na parte frontal da mesma para o apoio dos tijolos e prosseguir a partir disso até a 9ª fiada.
4 - Na 9ª fiada deverá ser construida a laje, que será revestida como ilustração abaixo com tijolos refratários e massa refratária. (IMPORTANTE : não use plaquetas).



5 - Após esta etapa, prossegue-se com a construção das paredes frontal, traseira, lateral direita e limite da fornalha deixando-se aberta a lateral direita que será a abertura para colocação de lenha. Comece a parede a partir do 2º tijolo ou seja, 0,49 m e faça a volta no fogão. Na área da fornalha as paredes deverão ser duplas como na ilustração abaixo. Coloque então após a 1ª fiada dois ferros tipo cantoneira na área a ser colocado o forno, chumbe-os na parte traseira e deixe soltos na parte frontal, de modo que o forno se encaixe como uma gaveta.

6 - Sobe-se mais duas fiadas, dixando-se na parte frontal a abertura para o encaixe do forno e na parede de divisão da fornalha para que haja a passagem de fumaça. Na continuação da parede de divisão use duas barras de ferro 3/8, conforme a seguir.



7 - Nesta altura deverão ser colocadas mais duas cantoneiras nas paredes internas da fornalha, onde será encaixada a chapa do fogão. Picote os tijolos e chumbe-as com massa bem forte, tendo o cuidado de respeitar as medidas da chapa.



8 - Encaixe o forno, calafetando com massa a parte inferior e as laterais que ficarão em contato com a parede frontal. O próximo passo será o fechamento entre a lateral do forno e a parede de divisão da fornalha. Pode-se usar chapa de metal, ou tijolos e massa, calçando-se os mesmos com barras de ferro 3/8.



9 - Construa mais uma fiada da caixa do forno, e na parte traseira esquerda da segunda fiada chumbe uma curva de 45º , deixando a parte traseira alinhada verticalmente para encaixar os dutos de saída de fumaça.



10 - Após este passo, continue a construção até a altura descrita acima, ou seja, 18 fiadas, faça o fechamento da caixa do forno com laje e instale o registro no duto. Se possível, dê preferência a duto que já tenha registro internamente.



11 - O registro é peça de vital importância no funcionamento perfeito de seu fogão a lenha, mantenha-o aberto durante o acendimento da lenha e feche-o gradualmente de acordo com a progressão do fogo, chegando a quase fecha-lo no ápice do fogo. Sabendo-se que o ar quente é mais leve que o frio, o registro aberto provoca efeito de sucção no interior do fogão, ocasionando perda de calor e maior consumo de lenha, em contra partida, o mesmo semi-fechado proporciona troca gradual de calor e mantém o seu interior sempre aquecido. 
 FONTE;http://www.ceramicaforte.com.br/

0 comentários: