Pages

Subscribe:

Labels

Total de visualizações de página

selinho recebido da amiga ramana

selinho recebido da amiga ramana
indicaçao;artesereceitas.blogspot.com

CALENDARIO

tradutor

HORA

link-me


topo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador 02

botao

Gostou? Compartilhe !!!

Quem sou eu

Minha foto
este blog serve como fonte de apreciaçao para quem gosta de flores e jardins nao tendo fins lucrativos por tanto as fotos sao por direito minhas e as outras informaçoes aqui expressadas sao por direito de seus autores e todos os direitos autorais tambem e assim colocarei o site de onde encontrei as informaçoes e os direitos aos seus donos de direitoe assim nao causar danos a ninguem e nao assinar postagens que nao sao minhas de verdade tendo assim os direitos furtados de seus verdadeiros donos e assim estejam esclarecidos...O JARDINEIRO....

Seguidores

Pesquisar este blog

cantinho do jardim

sexta-feira, 29 de abril de 2011

FOGAO A LENHA

FORNO E FOGÃO A LENHA
     Mesmo fazendo parte da história dos hábitos alimentares do brasileiros, é cada vez mais difícil encontrar um fogão a lenha. Poucos profissionais sabem como construí-lo, e não há modelos pré-fabricados. Junta-se a isso, ainda, um certo mito de que se trata de uma forma muito trabalhosa e antiga de cozinhar, embora seja também bastante criativa.
     Construído em alvenaria, o fogão funciona com queimadores de ferro unidos numa única chapa e colocados sobre a lenha, assentada numa cavidade própria. Por dentro da câmara de tijolos, ao lado dos queimadores, há um cubo formado por placas de ferro, que é o forno especificamente falando. O calor que emana da lenha tem apenas duas saídas: a dos queimadores, para cima, e a do forno, para o lado.

Forno e fogao a lenha.jpg (16040 bytes)     As ondas quentes circulam justamente entre a parede de tijolos e as placas de ferro, criando algo como uma corrente de calor. Quanto à fumaça, após ter percorrido todo esse trajeto, seu destino final é a pequena chaminé. Mas ela também pode ser aproveitada na defumação de carnes.
     Para completar, o uso de velhas panelas de ferro ajuda ainda mais criar o clima de interior.

     Uma boa idéia para aumentar as vantagens que esse fogão oferece é instalar um reservatório de água na parede junto à lenha, permitindo a obtenção de água quente sempre que se desejar.
Fonte: Revista Arquitetura & Construção - abr/93.FONTE;http://www.catep.com.br/

0 comentários: