Pages

Subscribe:

Labels

Total de visualizações de página

selinho recebido da amiga ramana

selinho recebido da amiga ramana
indicaçao;artesereceitas.blogspot.com

CALENDARIO

tradutor

HORA

link-me


topo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador 02

botao

Gostou? Compartilhe !!!

Quem sou eu

Minha foto
este blog serve como fonte de apreciaçao para quem gosta de flores e jardins nao tendo fins lucrativos por tanto as fotos sao por direito minhas e as outras informaçoes aqui expressadas sao por direito de seus autores e todos os direitos autorais tambem e assim colocarei o site de onde encontrei as informaçoes e os direitos aos seus donos de direitoe assim nao causar danos a ninguem e nao assinar postagens que nao sao minhas de verdade tendo assim os direitos furtados de seus verdadeiros donos e assim estejam esclarecidos...O JARDINEIRO....

Seguidores

Pesquisar este blog

cantinho do jardim

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SALGADINHO DE PEIXE

 Ingredientes:
1/2 kg filé de peixe
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimentão verde
sal
óleo
1 tomate grande
1 maço de cheiro verde
2 colheres de sopa de orégano
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Modo de Preparo:
Corte os filés em tira e passe num moedor para triturar a carne e as espinhas que sobraram.
Depois de moída, coloque a carne numa vasilha e acrescente já picados, o alho, cebola, cheiro verde, pimentão, tomate, orégano e o ovo. Misture tudo e coloque sal a gosto.
Vá adicionando a farinha e mexa até a massa ficar firme. Umedeça a mão com óleo e faça os bolinhos. Numa frigideira bem quente, frite os bolinhos e coloque numa travessa forrada com papel-toalha para escorrer a sobra de óleo. Sirva como aperitivo ou prato principal acompanhado de arroz branco e salada.

Dicas da cozinheira:
- Para triturar bem a espinha do peixe, passe até três vezes a carne no moedor (no liquidificador a trituração é mais eficiente, uma vez basta).
- Pode até fazer os bolinhos com sardinha, é só cozinhá-la antes numa panela de pressão para desmanchar melhor as espinhas.
- Umedecer a mão com óleo evita que a massa do bolinho grude na mão.
- O ovo serve para dar liga na massa.
- A receita rende 30 bolinhos.

COXINHA

Ingredientes

  • 1 kg de peito de frango
  • 2 copos de caldo de galinha
  • 1 copo de leite
  • Sal e temperos a gosto
  • 3 copos de farinha de trigo

Modo de preparo

Corte o peito de frango em pedaços, tempere e frite para dourar.

Depois, cozinhe com bastante água para sobrar 2 copos de caldo.

Desfie o peito e deixe já preparado para o recheio.

Peneire a farinha de trigo e reserve.

Misture o caldo com o leite e ponha em caçarola para ferver.

Quando abrir fervura, despeje toda a farinha de trigo de uma só vez (para não embolar).

Use uma colher de pau.

Misture bem, deixe cozinhar e, quando estiver soltando da panela, ponha a massa em bacia ou vasilha aberta para esfriar.

Distribua a massa toda em bolinhas do mesmo tamanho.

Depois, pegue cada uma, achate nas mãos (massa não fina) e coloque o recheio.

Dê o formato de coxinha.

Banhe as coxinhas em leite e depois em farinha de rosca.

Frite ou congele.

pizza mais voce

ingredientes

  • 15 fatias de pão de forma sem casca
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 150 g de mussarela ralada
  • Orégano
  • 300 g de iscas de frango
  • 6 colheres (chá) de requeijão cremoso
  • Azeitonas verdes

Tabela de quantidades

Pizza grande

  • 20 fatias de pão de forma sem casca
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 6 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 250 g de mussarela ralada
  • Orégano a gosto
  • 350 de iscas de frango refogada
  • 6 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • Azeitonas verdes

Pizza brotinho

  • 9 fatias de pão de forma sem casca
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 150 g de mussarela ralada
  • Orégano a gosto
  • 250 g de iscas de frango refogada
  • 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • Azeitonas verdes
  • Pizza mini-brotinho:
  • 5 fatias de pão de forma sem casca
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 100 g de mussarela ralada
  • Orégano a gosto
  • 200 g de iscas de frango refogado
  • 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • Azeitonas verdes

modo de preparo

Coloque as fatias de pão na fôrma, de maneira que fiquem firmes.
Aperte as emendas com as pontas dos dedos e passe as costas de uma colher nas bordas. Passe a manteiga e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos mais ou menos, até dourar.
Retire e coloque uma camada fina de molho de tomate. Coloque a mussarela, o orégano, o frango e o requeijão cremoso em colheradas. Leve ao forno por 10 minutos aproximadamente.
Rendimento: 1 pacote de pão de fôrma com 20 fatias dá 1 pizza grande ou 1 brotinho e 2 mini-brotinhos

FOGAO A LENHA

FORNO E FOGÃO A LENHA
     Mesmo fazendo parte da história dos hábitos alimentares do brasileiros, é cada vez mais difícil encontrar um fogão a lenha. Poucos profissionais sabem como construí-lo, e não há modelos pré-fabricados. Junta-se a isso, ainda, um certo mito de que se trata de uma forma muito trabalhosa e antiga de cozinhar, embora seja também bastante criativa.
     Construído em alvenaria, o fogão funciona com queimadores de ferro unidos numa única chapa e colocados sobre a lenha, assentada numa cavidade própria. Por dentro da câmara de tijolos, ao lado dos queimadores, há um cubo formado por placas de ferro, que é o forno especificamente falando. O calor que emana da lenha tem apenas duas saídas: a dos queimadores, para cima, e a do forno, para o lado.

Forno e fogao a lenha.jpg (16040 bytes)     As ondas quentes circulam justamente entre a parede de tijolos e as placas de ferro, criando algo como uma corrente de calor. Quanto à fumaça, após ter percorrido todo esse trajeto, seu destino final é a pequena chaminé. Mas ela também pode ser aproveitada na defumação de carnes.
     Para completar, o uso de velhas panelas de ferro ajuda ainda mais criar o clima de interior.

     Uma boa idéia para aumentar as vantagens que esse fogão oferece é instalar um reservatório de água na parede junto à lenha, permitindo a obtenção de água quente sempre que se desejar.
Fonte: Revista Arquitetura & Construção - abr/93.FONTE;http://www.catep.com.br/

FOGAO A LENHA

Manual de Montagem de Fogão à Lenha

Fonte: Artmill


1 - As medidas e modelo a seguir referen-se ao fogão a lenha padrão, com forno e chapa de 3 bocas com redução tamanho 28 X 31 X 70. Tais medidas levam em conta o tijolo padrão, tamanho 5,5 X 10 X 23 cm e junta de cimento de 1,5 cm.
2 - A área a ser instalado o fogão deve ser plana e coberta, lembrando-se que o duto de saída de fumaça deve ultrapassar o telhado, sendo assim pouco recomendáveis áreas com o pé direito muito alto.



3 - Os tijolos devem ser dispostos e assentados como na ilustração acima, intercalando -se até a 9ª fiada, caso queira o fogão com porta lenha ( abertura na parte frontal ), deve-se construir uma parede central conforme marcação acima, até a 6ª fiada, usa-se então duas barras de ferro 3/8 na parte frontal da mesma para o apoio dos tijolos e prosseguir a partir disso até a 9ª fiada.
4 - Na 9ª fiada deverá ser construida a laje, que será revestida como ilustração abaixo com tijolos refratários e massa refratária. (IMPORTANTE : não use plaquetas).



5 - Após esta etapa, prossegue-se com a construção das paredes frontal, traseira, lateral direita e limite da fornalha deixando-se aberta a lateral direita que será a abertura para colocação de lenha. Comece a parede a partir do 2º tijolo ou seja, 0,49 m e faça a volta no fogão. Na área da fornalha as paredes deverão ser duplas como na ilustração abaixo. Coloque então após a 1ª fiada dois ferros tipo cantoneira na área a ser colocado o forno, chumbe-os na parte traseira e deixe soltos na parte frontal, de modo que o forno se encaixe como uma gaveta.

6 - Sobe-se mais duas fiadas, dixando-se na parte frontal a abertura para o encaixe do forno e na parede de divisão da fornalha para que haja a passagem de fumaça. Na continuação da parede de divisão use duas barras de ferro 3/8, conforme a seguir.



7 - Nesta altura deverão ser colocadas mais duas cantoneiras nas paredes internas da fornalha, onde será encaixada a chapa do fogão. Picote os tijolos e chumbe-as com massa bem forte, tendo o cuidado de respeitar as medidas da chapa.



8 - Encaixe o forno, calafetando com massa a parte inferior e as laterais que ficarão em contato com a parede frontal. O próximo passo será o fechamento entre a lateral do forno e a parede de divisão da fornalha. Pode-se usar chapa de metal, ou tijolos e massa, calçando-se os mesmos com barras de ferro 3/8.



9 - Construa mais uma fiada da caixa do forno, e na parte traseira esquerda da segunda fiada chumbe uma curva de 45º , deixando a parte traseira alinhada verticalmente para encaixar os dutos de saída de fumaça.



10 - Após este passo, continue a construção até a altura descrita acima, ou seja, 18 fiadas, faça o fechamento da caixa do forno com laje e instale o registro no duto. Se possível, dê preferência a duto que já tenha registro internamente.



11 - O registro é peça de vital importância no funcionamento perfeito de seu fogão a lenha, mantenha-o aberto durante o acendimento da lenha e feche-o gradualmente de acordo com a progressão do fogo, chegando a quase fecha-lo no ápice do fogo. Sabendo-se que o ar quente é mais leve que o frio, o registro aberto provoca efeito de sucção no interior do fogão, ocasionando perda de calor e maior consumo de lenha, em contra partida, o mesmo semi-fechado proporciona troca gradual de calor e mantém o seu interior sempre aquecido. 
 FONTE;http://www.ceramicaforte.com.br/

quinta-feira, 28 de abril de 2011

AMENDOIM DOCE

AMENDOIM DOCE




INGREDIENTES

- 1/2 kg de amendoim cru

- 2 xícaras de chá de açúcar

- 1 xícara de água

- 1 colher de sopa de fermento químico



MODO DE PREPARO

- misture os ingredientes

- acenda o fogo e mexa por 20 min.

- não pare porque senão cola no fundo da panela

- está no ponto quando açucarar

- coloque numa assadeira e leve para o forno pré-aquecido por 20 minutos

COSTELA DE ADAO

RECEITAS PARA CONTROLE DE PRAGAS

Solução Adesiva:

  • 100 gramas de sabão de côco (1/2 barra)
  • 2,5 litros de água
Pique o sabão de côco em pedaços pequenos e coloque em uma panela juntamente com a água. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que o sabão esteja completamente dissolvido. Espere esfriar e guarde em recipiente fechado. Esta solução por si só não é capaz de controlar os problemas, ela tem a função de diluir, espalhar e fixar os remédios sobre as plantas. Use-a misturando bem com outras fórmulas, momentos antes das pulverizações.
Fumo, tabaco
O fumo possui propriedades inseticidas
Foto:
Karoly Lorentey

Calda de Fumo:

Pique o fumo em pedaços bem miúdos e coloque em uma panela juntamente com a água. Ferva esta mistura por 25 minutos, acrescente a Solução Adesiva, mexa bem, tampe a panela e espere esfriar. Coe e pulverize sobre as plantas no mesmo dia, pois o princípio ativo é muito volátil. Utilize luvas e máscara ao trabalhar com o fumo, pois ele é tóxico. Se preferir, há produtos disponíveis já prontos, práticos e igualmente eficientes como o Fumo Líquido. Ao aplicar sobre frutas e verduras, respeite um período de 10 dias de carência antes da colheita e lave-os muito bem antes de consumir. Indicada contra insetos e ácaros, como cochonilhas, pulgões, lagartas, etc.

Calda Bordalesa:

  • 30 gramas de sulfato de cobre (3 colheres de sopa)
  • 30 gramas de cal virgem (3 colheres de sopa)
  • 5 litros de água
  • 1 balde de plástico
  • 1 panela
  • 1 pano de algodão
  • 1 arame
Pulverize bem o sulfato de cobre e coloque o no pano, como um sachê. Amarre bem o pano com o arame e pendure o sachê dentro do balde de plástico com 8 litros de água, de forma que ele não toque o fundo do recipiente, reserve. Faça o leite de cal, colocando cal virgem na panela e acrescentando lentamente 2 litros de água, mexendo até a completa dissolução. Esta mistura esquenta muito e pode queimar. Aguarde 24 horas para misturar as soluções. No lugar da cal virgem você poderá utilizar a cal hidratada para fazer o leite de cal, por ser mais prática e menos perigosa.
Verifique o pH da calda, mergulhando uma lâmina de ferro na solução. Se ela enferrujar na superfície em poucos minutos a solução está muito ácida e devemos acrescentar mais leite de cal. Teste a calda até que o pH esteja neutro e ela não enferruje mais a lâmina. Aplique a calda bordalesa no mesmo dia, sem diluir.
Para quem tem dificuldade em encontrar sulfato de cobre em agropecuárias ou lojas de produtos quimícios, principalmente em pequenas quantidades, já encontra o sulfato de cobre em quantidade ideal para preparar a calda. É o produto Cupro da Dimy, disponível nas boas casas do ramo. Apesar de a embalagem recomendar o uso do produto puro, diluído, ele também deve ser neutralizado com cal, para não provocar fitotoxicidade nas plantas.
Utilize sempre equipamentos de proteção individual ao fazer e aplicar as caldas descritas. Não aplique em dias chuvosos, nem sob sol muito quente. Evite aplicar os produtos durante as florações, pois eles podem prejudicar seriamente a frutificação.
Você encontra os ingredientes da calda bordalesa e da calda de fumo em lojas de jardinagem, ferragens e agropecuárias. Estas são as receitas clássicas, utilizadas na agricultura orgânica, no entanto existem ainda muitas receitas alternativas e naturais para o controle de pragas e doenças, mas estas ficam para o próximo artigo!FONTE;JARDINEIRO.NET

FERRUGEM

Existe uma receita de fungicida caseiro fácil de preparar e muito utilizada na agricultura, trata-se da Calda Bordalesa¹. Consiste na mistura de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água. Esta calda tem eficácia comprovada sobre muitas espécies de fungos e bactérias em muitas plantas, sejam ornamentais, frutíferas, produtoras de grãos ou hortaliças.
As aplicações devem ser feitas preventivamente, como a Calda Bordalesa age por contato, após alguns dias ou após uma chuva de média intensidade, deve ser feita nova aplicação. Não aplicar diretamente sobre todas as plantas, deve-se testar em poucas folhas e averiguar se não há toxidez, pode diluir ou concentrar a calda caso necessário...FONTE;JARDINEIRO.NET

MARANTA-CINZA

Deve ser cultivada sob meia-sombra ou sombra clara, em solo rico em matéria orgânica, drenável e mantido úmido. Esta maranta, aprecia o calor e a umidade, mas é intolerante a encharcamentos por períodos prolongados. O sol pleno provoca enrolamento das folhas e queimaduras nesta espécie. É muito rústica e capaz de tolerar o frio da região sul do Brasil. Não necessita podas ou outras manutenções. Multiplica-se pela divisão das touceiras, em qualquer época do ano, com exceção do inverno, mantendo cada nova muda com folhas e raízes.FONTE;JARDINEIRO.NET

pave de brigadeiro


1Lata(s)Leite condensado
3Colher(es) de sopaAchocolatado
1Colher(es) de sopaManteiga
2Colher(es) de sopaChocolate granulado
24Unidade(s)Biscoitos tipo maisena quebrados grosseiramente
16Bola(s)Sorvete de creme kibon cremosíssimo
A gostoChocolate granulado
200Mililitro(s)Creme de leite

modo de preparo

1.
Prepare um brigadeiro mole com o leite condensado, achocolatado e manteiga.
    
2.
Depois de pronto, misture o creme de leite.
    
3.
Reserve até esfriar e misture o granulado.
    
4.
Em 8 taças para sobremesa, distribue metade do brigadeiro, espalhe metade dos biscoitos e 1 bola de sorvete de creme kibon cremosíssimo em cada taça.
    
5.
Pressione com as costas de uma colher. Repita o processo e finalize com o sorvete.
    
6.
Pouvilhe o granulado e leve ao freezer por 30 minutos. Se preferir faça uma porção única. Sirva em seguida..

BISCOITO DE POLVILHO

Ingredientes

  • 2 quilos de polvilho azedo
  • 2 ½ copos de água fria
  • 2 ½ copos de água quente
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1 ½ copo de óleo quente
  • 1 copo de leite frio

Modo de preparo

Coloque o polvilho em uma bacia
Depois, adicione a água fria e o sal
Mistura o sal na massa com as mãos e esfregue bem para quebrar as bolotas
Depois, acrescente a água quente para escaldar e mexa novamente com as mãos
Coloque os ovos, misture a massa e despeja por cima o óleo quente, que ajuda a dar liga na massa
Misture mais uma vez e por último coloque o leite.
Se a massa estiver seca, derrame água fria para umidecer
Com as mãos amasse bem até o bolo desgrudar da vasilha
Depois, basta enrolar os biscoitos
O formato pode ser de palito ou circular.
Os biscoitos são assados no forno à lenha por 15 minutos
A receita também pode ser feita no forno a gás
É só observar bem o ponto de crescimento dos biscoitos
Sanduíche gratinado de soja
Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1/5 cebola ralada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 copo americano de leite de soja
1 lata de creme de leite
1 pacote de pão de forma
400 gramas de mussarela
400 gramas de peito de peru ou presunto
1 vidro de maionese
queijo parmesão ralado a gosto
noz moscada a gosto
1 pitada de sal
Modo de preparo:Para o molho de soja, coloque a manteiga na panela quente e frite a cebola. Acrescente a farinha de trigo. Depois de formar uma massa, coloque o leite de soja. Depois, noz moscada e uma pitada de sal para temperar. Mexa bem para misturar os ingredientes, espere esfriar e no final coloque o creme de leite, que pode ser o de soja.
Para montar o sanduíche, coloque os pães na travessa. Em seguida, passe maionese, depois o peito de peru, que pode ser substituído por peito de frango ou presunto. Acrescente a mussarela, outra camada de pão e novamente a maionese. Para finalizar, coloque o creme de soja e o queijo parmesão por cima. Leve ao forno em temperatura entre 180 a 200 graus. Vai estar pronto em cerca de 30 a 40 minutos.

CARNE DESFIADA

3Xícara(s)água
3Cubo(s)Caldo de picanha knorr
1Quilo(s)Lagarto cortado em três partes
3Unidade(s)Cebolas médias cortadas em rodelas
1Colher(es) de sopaSalsinha picada
1Colher(es) de sopaCebolinha picada
2Unidade(s)Tomates pequenos picados

modo de preparo

1.
Em uma panela de pressão, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de picanha knorr. Junte a carne, tampe a panela e cozinhe em fogo alto por 35 minutos, contados a partir do início da pressão.
    
2.
Retire a panela do fogo, espere sair todo o vapor, abra a panela e verifique o cozimento. Se necessário, cozinhe por mais 10 minutos ou até a carne ficar macia. Desfie a carne.
    
3.
Coloque a carne desfiada na panela com o caldo, junte as cebolas e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada por mais 10 minutos ou até que as cebolas tenham murchado.
    
4.
Retire do fogo, junte a salsinha, a cebolinha e os tomates e misture bem. Sirva quente ou frio.
    
5.
Dica: sirva com pão francês ou baguete.
    
 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bebida de Abacaxi com hortelã e NESTON®


IngredientesModo de Preparo 5 colheres (sopa) de NESTON® 3 Cereais

1 pacote de polpa de abacaxi congelada (100g)

2 colheres (sopa) de açúcar

meia colher (sopa) de hortelã picadas

Modo de PreparoModo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador com uma xícara e meia (chá) de água gelada. Sirva a seguir
Bebida quente com suco de laranja, casca de limão, canela e NUTREN® Active Baunilha.


Ingredientes1 xícara (chá) de suco de laranja

1 casca de limão (pedaço pequeno)

1 pitada de canela em pó

1 cravo da índia

2 colheres (sopa) de NUTREN® Active Baunilha

Modo de PreparoEm uma panela misture o suco, a casca de limãoX



, o cravo e 1 xícara (chá) de água e deixe ferver (cerca de 1 minuto). Retire o cravo e a casca, acrescente o NUTREN® e bata no liquidificador. Adoce a gosto e

ORQUIDEA COM CHEIRO DE CHOCOLATE













VIOLETA E GERBERA

VIOLETA

GERBERA

GERBERA

batata doce




batata -doce produzida em quintal sem agrotoxicos ....

DELICIAS MAIS VOCE

Churrasco de Costela Recheada

 


ingredientes


  • 3 a 4kg de costela bovina
  • 500g de carne suína em um pedaço só (pernil ou lombo)
  • Alho a gosto
  • Tempero verde a gosto (sal, salsinha, cebolinha e cebola)
  • 1 copo de cerveja clara
  • Sal grosso a gosto

modo de preparo

Faça uma bolsa na parte mais grossa da costela, mantendo as laterais e as bases presas; reserve. Tempere a carne suína com o alho e o tempero verde a gosto; esfregue bem na carne e coloque-a no fundo da bolsa da costela bovina, pressionando levemente. Transfira a costela para uma assadeira grande e regue-a com a cerveja, espalhando bem; em seguida, esfregue o sal grosso na costela. Cubra com papel alumínio, prendendo bem nas bordas e leve ao forno quente por cerca de três horas. Retire do forno, remova o papel alumínio e leve à churrasqueira até que a carne fique tostada por fora.

terça-feira, 26 de abril de 2011

hummmm

FATAER DE VERDURA E PASSAS
Recheio:
2 maços de acelga ou escarola
2 cebolas pequenas
1 maço de salsa e cebolinha picadas
2 tomates picados, sem peles e sem sementes
1/2 maço de espinafre
1 pires (chá) de passas picadas
1 pires (café) de nozes picadas
1 pires (café) de pinhõezinhos
2 xícaras (café) de azeite
2 colheres (sobremesa) de sal
suco de limão
Modo de Fazer:
Prepare a massa 1. Para fazer o recheio, lave e pique (separadamente) a acelga, a cebola e o espinafre. Junte o sal. Cubra o espinafre com água quente durante 5 minutos. Depois lave tudo em água fria deixando a água escorrer por 10 minutos. Esprema bem as folhas e a cebola. Lave novamente e repita a operação. A seguir, leve a cebola ao fogo com azeite até murchar. Junte a acelga, o espinafre, os pinhõezinhos e a salsa. Tempere e refogue. Quando tirar do fogo, junte o suco de limão, os tomates, as passas e as nozes. Deixe esfriar. Recheie os pastéis, feche em forma de triângulo umedecendo as bordas e leve ao forno quente em assadeira untada com manteiga. Sirva-os frios, com limão e salada.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

delicias do edu guedes + que demais

Arroz doce de damasco
2 ½ xícaras de arroz
6 xícaras de leite
2 xícaras de damasco picado
½ xícara de leite condensado
1 xícara de açúcar cristal
1 colher de sopa de manteiga
Óleo para fritar
Arroz doce de caramelo e chocolate
4 xícaras de arroz arbóreo
Água quente, o quanto baste para cozinhar o arroz
1 pitada de sal
2 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate ralado
1 colher de sopa de manteiga
Óleo para fritar
Modo de prepraro:
Arroz doce de damasco
Numa panela, colocar o arroz e o leite e cozinhar mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescentar o damasco. Como o arroz cozido, colocar o leite condensado, a manteiga  e o açúcar.
Mexer até ficar em ponto de risoto seco.
Numa assadeira, colocar um filme plástico, por o arroz e guardar na geladeira. Assim que estiver bem firme, cortar no formato desejado e fritar numa frigideira para deixar as bordas crocantes.
Arroz doce de caramelo e chocolate
Numa panela, fazer o caramelo e reservar.
Numa outra panela, colocar o arroz, o sal e acrescentar água aos pouco como se fosse um risoto. Mexer sempre.
Quando estiver quase cozido colocar o caramelo e deixar terminar de cozinhar. Adicionar a manteiga e deixar em ponto de risoto seco.
Numa assadeira, colocar um filme plástico, por uma camada de arroz, colocar o chocolate e finalizar com o arroz.
Deixar esfriar. Depois de firme, cortar. Fritar somente os lados de cima e de baixo até ficar crocante.

delicias do edu guedes + que demais

BOLO DE CENOURA:
1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias em cubos
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Ingredientes da cobertura:
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de leite
Ganash
2 ½ xícaras de chocolate picado
1 xícara de creme de leite
Modo de preparo:
Bater no liquidificador primeiro os ovos e o óleo, acrescentar a cenoura e o açúcar, bater bem.
Depois numa tigela, colocar a farinha.
Adicionar o fermento e misturar lentamente.
Assar em forno pré- aquecido (l80ºC) por 40 minutos.
Cobertura
Numa panela, misturar todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo.
Ganash
Aquecer o creme de leite e misturar com o chocolate. Misturar até ficar homogêneo.
Rechear o bolo com a ganash e colocar a cobertura.

PARA ADOÇAR OS OLHOS

Doce de abacaxi

 


Ingredientes:
01 abacaxi grande
300 ml de água
200 g de açúcar refinado
03 gelatinas sabor abacaxi
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
01 vidro de leite de coco (200ml)
 Modo de preparo:
Limpe o abacaxi e corte em cubos pequenos. Leve os cubos para uma panela com a água e o açúcar, deixe ferver por 20 minutos. Acrescente a gelatina, misture e coloque na geladeira por uma hora aproximadamente (a consistência deve ser de uma geléia, não deixe endurecer).
Em seguida, despeje o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco. Misture bem, coloque tudo numa vasilha de vidro e leve de novo para a geladeira até dar ponto de corte (endurece). Sirva de sobremesa, a receita atende com folga até cinco pessoas.
Dicas da cozinheira:
- Na primeira etapa de geladeira a mistura deve ser retirada na consistência de geléia para facilitar as próximas fases da receita (a mistura com os outros ingredientes).
- A cozinheira recomenda servir o doce de abacaxi também após um churrasco ou uma feijoada, ajuda como digestivo.

domingo, 24 de abril de 2011

broa de fuba

Broa mineira de fubá de milho


Ingredientes:
3 xícaras (chá) de fubá
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de gordura (hidrogenada ou banha)
1 xícara (chá) açúcar cristal (ou refinado)
1 xícara (chá) coalhada
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) canela em pó
1 pitada de sal
farinha de trigo

Modo de fazer:
Numa vasilha funda, coloque os ovos, a manteiga, a gordura já derretida e o açúcar, mexa até virar uma pasta só (homogênea). Entre com a coalhada, o fubá e mexa de novo até a mistura encorpar, parecido com a massa de bolo. Acrescente o fermento, o bicarbonato, a canela e a pitada de sal. Misture tudo de novo. Para modelar as broas, unte uma xícara grande com manteiga e passe farinha de trigo. Encha uma colher com a massa de fubá, coloque na xícara, gire a massa na xícara até ela ganhar a forma de broa. Depois vá acomodando as broas numa assadeira. Leve para assar por 10 minutos em forno a lenha, e em forno a gás pode demorar um pouco mais de tempo. Sirva nos cafés da família.

Dicas da cozinheira:
- Para o fubá industrializado, comprado em supermercado, a medida é de duas xícaras de fubá, ao invés de três como indica a receita.
- No final, depois de colocar todos os ingredientes, se a massa estiver muito grossa, acrescente um pouco de leite.
- Ao colocar a massa das broas na assadeira deixeespaços porque elas crescem.

MOLHO

MOLHO AL PESTO
INGREDIENTES 
 1  xícara ( chá ) de folhinhas de manjericão
 2  dentes de alho
 ½  xícara ( chá ) azeite de oliva
 2   colheres ( sopa ) de nozes ou pinolli levemente torrados
 2  colheres ( sopa ) de queijo parmezão ralado
 2  colheres ( sopa ) de queijo pecorino ralado
   água morna levemente salgada
Passe pelo processador, o manjericão, o sal e o pinolli, acrescentando um pouco da água do cozimento da massa, até estarem bem triturados. Com o motor ligado, acrescente o azeite em fio e continue batendo até obter um molho denso e uniforme. Adicione os queijos e bata mais um pouco. 

MOLHO


MOLHO DE CREME DE LEITE COM MANJERICÃO
INGREDIENTES
4 colheres ( sopa ) de azeite
4 colheres ( sopa ) de manteiga
½ cebola picada
2 colheres ( sopa ) de salsinha picada
2 colheres ( sopa ) de manjericão picado
2 xícaras de creme de leite fresco, diluídas em 1 xícara de leite
folhinhas de manjericão
gotas de limão
pimentão vermelho e amarelo cortado em cubinhos
sal e pimenta

Aqueça a manteiga, o azeite, adicione a cebola e o manjericão picado e refogue. Junte o creme de leite, o pimentão e a salsinha e tempere com sal, pimenta e limão. Coloque a massa no molho deixando o creme ser absorvido. Arrume numa travessa, decore com as folhinhas de manjericão e polvilhe com salsinha

sábado, 23 de abril de 2011

PAES

Pão de batata doce

30 gramas ou 2 tabletes de fermento para pão
½ xícara de (chá) de água (aproveite a água do cozimento das batatas)
2 xícaras de (chá) de purê de batata doce
4 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 colher de (sopa) de açúcar
2 colheres de (sopa) de óleo
2 colheres de (chá) de sal


Lave e cozinhe a batata doce (aproximadamente ½ quilo). Reserve a água em que cozinhou a batata. Descasque a batata, passe pelo espremedor e reserve. Dissolva em uma vasilha o fermento com a água do cozimento da batata doce. Junte o óleo, o açúcar, o sal e o purê de batata doce. Coloque a metade da farinha de trigo e misture bem. Acrescente o restante da farinha e amasse por uns 8 minutos. Deixe crescer a massa até dobrar de volume. Amasse novamente e forme 2 pães. Coloque-os em uma forma untada e enfarinhada, passe gema por cima, cubra-os e deixe crescer por uma hora. Asse em forno quente por 30 minutos.
Rendimento: 2 pães de 430 gramas